Evolução é o processo social no qual ocorrem mudanças ao longo do tempo e em diferentes contextos, como em seres vivos, humanos e até mesmo na comunicação, mas especificamente no mundo da informação, ou seja, no ambiente jornalístico que estamos habituados e por dentro das notícias em tempo real.
Formou-se então eras jornalísticas, períodos em que grandes transformações ocorriam e que tinha muita relevância, principalmente para quem descobrisse o novo. As versões foram WEB 1.0, 2.0 e 3.0, cada período teve seu marco de destaque.

Jornalismo 1.0
Criado em 1995, foi considerado o período pioneiro da internet. Os sites não possuíam interação, o sistema era muito lento e limitado. No mesmo ano, surgiu o primeiro jornal online, o JB Online, que era basicamente a cópia de jornais impressos para a mídia digital.
O Correio Braziliense é um exemplo de jornal que se manteve com a proposta antiga , a inexistência da interação prevaleceu e assim segue com a sua tradicionalidade.

Matéria online: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2021/08/4946076-covid-19-tres-indigenas-testam-positivo-em-acampamento-na-esplanada.html
Acima temos uma foto como demonstrativo da capa inicial do Correio Braziliense e em seguida o link de umas das matéria do veículo.
Jornalismo 2.0
A segunda geração do Jornal digital. Iniciou-se em 2004, esse momento ficou conhecido como período da interação social, pois às pessoas começaram a interagir, com isso, os cidadãos tinham consigo o poder de comunicação mais dinâmica e poderiam fazer comentários relevantes nas postagens.
Um exemplo dessa modalidade jornalística é o jornal O Globo, grande veículo de comunicação, muito popular e com inúmeros visitantes. Destaca-se por ser um jornal por assinatura e com planos flexíveis.

Jornalismo 3.0
Conhecido como terceira fase da comunicação jornalística. Surgiu em 2012, quando os conteúdos produzidos e publicados ganharam uma forma mais organizada, permitindo assim a conexão com outros assuntos também postados na rede.
Temos como exemplo o jornal Folha de São Paulo, com sua grande desenvoltura e meios de interação inteligentes. É uma plataforma muito organizada, divide-se em categorias, como esportes, gastronomia, saúde entre outros.
